A Taking transformou sua unidade de desenvolvimento de aplicativos utilizando a plataforma Xamarin, da Microsoft. Segundo o vice-presidente comercial Marco Romero, a solução encurta o tempo de adaptação do app para as plataformas iOS, Android e Windows, já que ela permite a criação de apps cross-platform com C# e, com isso, automaticamente o trabalho é exportado para os três sistemas operacionais.

“Isso representa transformação digital e ROI porque você desenvolve de uma vez só um aplicativo que é capaz de rodar em vários sistemas opereacionais”, explica o executivol. Segundo Romero, não existem limitações técnicas e a solução economiza muito tempo para a Taking. “Um aplicativo que demorava quatro, cinco meses para ser desenvolvido, hoje, leva três meses, já contando com o tempo de testes”, resume.

App de controle de horas

A empresa desenvolveu um app na plataforma Xamarin para controle de horas dos colaboradores da própria Taking. Era para ser uma solução para resolver uma questão interna, mas o Gestão de Horas acabou sendo oferecido gratuitamente para clientes da empresa e, hoje, conta com 400 usuários.

O app resolve o problema de funcionários que trabalham alocados em projetos. Se um colaborador está num cliente, ele deve ligar o app no momento em que chega no local e informa a hora que começa a trabalhar. Depois, descreve as atividades feitas por lá e, no fim do dia, fecha o app para dizer a hora que saiu. Uma vez por semana é possível mandar um relatório e o funcionário também pode pedir aprovação de todas as horas extras para seu gestor pelo aplicativo. O gestor aprova, ou não, e faz as alterações devidas. Em seguida, é possível fazer uma validação quinzenal e mensal. No fim, os dados vão para o financeiro diretamente.

“Havia uma demanda muito grande de validação de planilha. Era um inferno isso. Já que a gente tinha a plataforma Xamarin, a usamos para acelerar nossos processos internos”, explicou Romero.

Clientes

A Taking já utilizou a plataforma para desenvolver mais de 20 aplicativos. São clientes de diferentes setores, como varejo, seguros e indústria farmacêutica. A empresa optou pela Xamarin pela sua facilidade no desenvolvimento, usabilidade e velocidade do trabalho.

Modelo de negócios

Assim, os custos para o cliente diminuíram, tanto por conta da rapidez do desenvolvimento de um projeto, como também pelo número de pessoas envolvidas no trabalho. Se antes era preciso contratar alguém especializado em iOS, outro em Android e mais uma pessoa em Windows, hoje, contrata-se apenas um profissional, especializado em Xamarin. E, mesmo que o modelo de negócios continue por projeto, agora é apenas um projeto, enquanto que antes eram diferentes projetos para diferentes sistemas operacionais. “O cliente ganhou, no mínimo 30% a 40% em velocidade e custo”, afirma.