A Control ID lançou recentemente uma catraca para ser instalada em locais de grande circulação de pessoas, como em shows, jogos ou em espaços corporativos e educacionais – como prédios comerciais, centros médicos, universidades e escolas. A solução IDBlock Next usa reconhecimento facial para permitir a entrada de pessoas e promete reduzir o tempo de espera para a entrada em um local – uma vez que o dispositivo realiza a identificação e faz a autorização de um usuário em até um segundo.

A empresa voltada para o desenvolvimento de hardware e software para segurança eletrônica explicou em conversa com este noticiário que os dispositivos possuem banco de dados locais para processamento das rotinas de identificação e das regras de acesso. A catraca, que conta com duas ID Faces, ou seja, duas telas de reconhecimento facial, pode operar tanto no modo offline quanto no “online”. No modo offline o banco de dados é local.

ControlID

IDBlock Next, da ControlID: nova catraca da empresa com duas ID faces capaz de fazer reconhecimento facial de 30 mil pessoas. Foto: divulgação

“Também é possível operar a catraca no chamado ‘Modo Online’, onde o equipamento  é capaz de identificar o usuário localmente, e as regras de acesso dos usuários são validadas por um servidor remoto. Nesse caso, a software-house faz uso da nossa API HTTP REST para se comunicar com o dispositivo, tanto para carregar a base de usuários para identificação, como para processar as regras de acesso para liberar o usuário”, explica André Curvello, gerente de desenvolvimento de firmware da Control iD em troca de mensagens com Mobile Time.

Vale dizer que cada IDFace tem capacidade de fazer o reconhecimento facial de 30 mil pessoas.

Além de fazer a identificação, o dispositivo controla abertura de portas, pode ser usado como portaria remota e realiza gravações de vídeo.