Na última segunda-feira, 17, a Apple anunciou que o novo coronavírus vai refletir na previsão da receita da companhia para o primeiro trimestre de 2020 por conta da suspensão das atividades de fornecedores chineses. Mas não é apenas a Apple que será afetada. De acordo com o site Statista, todo o ecossistema de empresas fornecedoras de produtos de tecnologia contam e dependem da China. A Xiaomi também anunciou que haverá impacto em seu balanço financeiro e, apesar de Huawei e Samsung não terem feito declarações até o momento, as fabricantes também deverão sofrer consequências – apesar de alguns especialistas acreditarem que a sul-coreana possa se beneficiar da crise, uma vez que parte de sua produção de smartphone foi para o Vietnam nos últimos anos.

De acordo com o Statista, quem mais vai sofrer o impacto do novo coronavírus serão os relógios inteligentes, uma vez que o envio ao varejo no primeiro trimestre de 2020 deverá cair 16%; para os smartphones a previsão é de queda de 10,4%; e para os alto-falantes inteligentes, 12,1%.

Segundo a empresa de pesquisa de mercado chinesa TrendForce, a expectativa para a produção global  de celulares para o primeiro trimestre de 2020 é que seja 10% menor do que o inicialmente esperado. A epidemia do novo coronavírus trouxe efeitos negativos para a produção que vão além do segmento de smartphones. Espera-se que haja uma queda na casa de dois dígitos na produção de relógios inteligentes, notebooks, alto-falantes inteligentes e consoles de videogames.

A estimativa pessimista do mercado foi analisada em um gráfico pela Statista. Confira abaixo:

Gráfico do site Statista sobre o possível impacto da epidemia do novo coronavírus no envio ao varejo da indústria de tecnologia