BIke Itaú; e-bike

São 500 bicicletas elétricas que está presente nas estações do Bike Itaú do Rio de Janeiro. Foto: divulgação

A Tembici, em seis meses de operação com bicicletas elétricas no Rio de Janeiro, registrou mais de 380 mil viagens com esse equipamento no sistema Bike Itaú (Android, iOS). Em um único dia, houve pico de 4 mil viagens. E a duração média é de 26 minutos que o usuário leva de um ponto ao outro. A empresa disponibiliza no Rio de Janeiro 500 e-bikes.

Os dados foram apresentados por Maurício Villar, sócio-fundador e COO da Tembici durante sua fala no evento regional do Rio de Janeiro Connected Smart Cities & Mobility, que aconteceu nesta terça, 20. De acordo com uma pesquisa realizada pela Labmob e apresentada pelo executivo, os usuários detectaram três principais impactos positivos percebidos pelo uso das e-bikes (em pergunta com mais de uma resposta): 52% dos usuários destacam a diminuição do tempo das viagens; 40% viram uma redução do suor e do cansaço; e 31% viram o incremento da agilidade ao pedalar. Vale dizer aqui que as bicicletas elétricas usadas pelo Tembici possuem pedal assistido, ou seja, o motor é acionado quando o usuário pedala a bicicleta, mantendo seu propósito de meio de transporte ativo.

Tembici

Maurício Villar, sócio-fundador e COO da Tembici, apresentou dados da operação da empresa no Rio e dados gerais no evento regional sobre o Rio de Janeiro do Connected Smart Cities & Mobility

De acordo com o COO da Tembici, o uso das e-bikes tem como estratégia trazer mais pessoas para o modal.

Ao todo, o Rio de Janeiro conta com 3,1 mil bicicletas, distribuídas em 304 estações, sendo que 125 delas estão conectadas ao transporte público. A cidade vai ganhar um total de 50 novas estações, que já estão sendo implementadas e a empresa deve finalizar até o final de maio.

“Estamos indo para novos bairros e incrementando outros com aumento do adensamento de bikes para aumentar a capilaridade. Estamos estudando para expandir o projeto e alcançar mais e mais pessoas”, explicou Villar.

Dados gerais

Villar também divulgou dados globais sobre a atuação da empresa de micromobilidade urbana. São, por exemplo, mais de 50 milhões de viagens sendo realizadas no sistema Bike Itaú desde 2011, começando pelo Rio, mas que, atualmente, está presente em outras 10 cidades brasileiras: São Paulo, Sorocaba, Bertioga, Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Porto Alegre, Salvador, Vila Velha, Juiz de Fora. O sistema também está presente em Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina).

A Tembici conta com 3 milhões de usuários ativos, sendo que, apenas no Rio, são 1 milhão, marca atingida recentemente.

Novo recurso no app

Uma nova funcionalidade no aplicativo lançada recentemente mostra ao usuário a conversão dos quilômetros pedalados em economia de CO2 ao finalizarem suas viagens. As informações ficam armazenadas no aplicativo e podem ser compartilhadas no WhatsApp e Instagram pelo usuário. Em 2020, a empresa registrou mais de 4 mil toneladas poupadas, o que seria o equivalente ao plantio de aproximadamente 30 mil mudas de árvores.

No momento, a função, chamada de “resumo de viagem”, está disponível apenas para o sistema operacional Android, mas em breve estará nos smartphones iOS.