O Fluminense lançou nesta semana seu aplicativo móvel oficial, para Android e iOS. O aplicativo traz as últimas notícias sobre o time, produzidas pela própria equipe de marketing do clube; fotos e vídeos dos treinamentos e dos bastidores do clube; calendário de jogos; informações sobre a próxima partida, como local, horário e escalação; relação completa dos atletas que compõem o elenco profissional, incluindo dados estatísticos, como quantidade de jogos e gols marcados; lista de títulos. Há ainda links para a loja oficial e para o portal de sócios, mas essas páginas ainda não estão adaptadas para visualização móvel. Por fim, o usuário pode configurar alertas para receber notificações em tempo real de gols assim como a escalação definitiva minutos antes de cada partida. O aplicativo foi desenvolvido pela Netco Sports Group.

Análise

São poucos os clubes da primeira divisão do campeonato brasileiro que possuem aplicativos móveis oficiais. Na maioria dos casos, o que se encontra na Google Play são apps desenvolvidos por terceiros, sem vínculo direto com o clube. Às vezes são apps que agregam notícias sobre o time de diversas fontes na web. O canal SporTv, por exemplo, criou apps para vários clubes colocando seu conteúdo dinâmico sobre cada um. Há também apps com widgets temáticos dos clubes, outros com cantos da torcida, outros com relógios customizados etc.

Em uma rápida pesquisa na Google Play, este noticiário encontrou apenas mais dois clubes com apps oficiais: Grêmio e Cruzeiro. No caso do Grêmio, chama a atenção o modelo de negócios: uma assinatura mensal para ter acesso a todo o conteúdo do apps. Os aplicativos do Fluminense e do Cruzeiro são gratuitos.