A Telenav lançou nesta semana um programa para desenvolvedores de fora da empresa integrarem seus apps ao Scout, aplicativo de navegação da Telenav que utiliza mapas colaborativos do OpenStreetMap (OSM). Faz parte do programa um software development kit (SDK), tido como o primeiro disponibilizado comercialmente com mapas do OSM. Além disso, de acordo com a Telenav, seria também o primeiro SDK de navegação GPS que oferece aos desenvolvedores o acesso offline aos mapas. O primeiro desenvolvedor que vai integrar o Scout em seu aplicativo será o Strava, que planeja fazê-lo com seus apps de monitoramento de corridas e passeios de bicicleta. O SDK está disponível para desenvolvimento em Android e iOS.

O SDK da Telenav permite customização do layout dos mapas da OSM, assim como download dos mapas com qualquer recorte, de um país inteiro até um bairro. O SDK inclui também mapas vetoriais e rotas para pedestres e bicicletas.

Foi criado um API do Scout para desenvolvimento para desktops e sites móveis conectados aos mapas do OSM. O programa para desenvolvedores pode ser acessado no site http://developer.scout.me.