O Google apresentou a segunda versão de seu óculos de realidade aumentada, o Glass Enterprise Edition 2. O dispositivo, que é focado no mercado corporativo, conta com uma armação mais robusta da Smith Optics e o chip Intel Atom foi trocado por um da Qualcomm.

Para os desenvolvedores, vale destacar que o Glass Enterprise Edition agora roda na plataforma Android Open Source, algo que facilita e agiliza a criação de aplicações para o dispositivo.

O Enterprise Edition 2 tem chipset Qualcomm Snapdragon XR1 com CPU e uma nova unidade de processamento de inteligência artificial, tela ótica de 640×360, 3 GB de RAM, 32 GB de espaço, Wi-Fi, Bluetooth, Android Oreo (8.0), USB tipo C, resistência à poeira e água, bateria de 820 mAh e câmera de 8 MP.

De acordo com sites internacionais, o óculos de realidade aumentada está avaliado em US$ 999. Contudo, o Google pede – em seu site – que seus clientes entrem em contato direto com sua equipe de vendas, pois o preço pode variar.

Histórico

Vale lembrar que o Google mudou o foco do headset em 2017 após o fracasso do Google Glass no mercado consumidor. O óculos foi tirado de circulação em 2015 e só voltou dois anos depois. A companhia foi criticada principalmente pelos usuários do Glass – na época chamados de exploradores – pelo fato de incomodar e invadir a privacidade de outras pessoas com sua câmera na armação. Como consequência, o Google decidiu focar o desenvolvimento do produto para o mercado B2B.