O Instagram não será mais um aplicativo apenas de fotos. Sua nova atualização para Android e iOS inclui a opção de gravação e publicação de vídeos curtos, com duração de até 15 segundos. Junto são oferecidos 13 novos filtros, voltados especificamente para conteúdo audiovisual. A nova versão já está disponível para download. O Instagram conta atualmente com 130 milhões de usuários ativos por mês no mundo e acumula mais de 16 bilhões de fotos publicadas.

A novidade parece uma resposta do Instagram à concorrência. O Twitter lançou há pouco tempo seu app de vídeos curtos, o Vine. E o Mobli, que se posiciona abertamente como um competidor direto do Instagram, já nasceu permitindo a publicação de fotos e de vídeos.

Análise

A chegada de redes sociais móveis de vídeo acompanha a evolução das redes celulares. Nos EUA, o 4G já oferece uma cobertura nacional, com velocidades bastante altas. A limitação da duração dos vídeos tem dois objetivos: acelerar o upload e dar dinamismo à rede social, mais ou menos como faz o Twitter ao limitar seus textos a 140 caracteres. É melhor que um usuário veja muitos vídeos curtos do que poucos vídeos longos, pois seu número de interações tende a ser maior, o que alimenta e estimula o uso da rede social.