Ao fim deste ano, a base de usuários de redes sociais na América Latina alcançará 260 milhões de pessoas, o que representará um crescimento de 9,4% em relação ao fim de 2015. Esse número corresponderá a 75% dos internautas da região e a 42% da população latino-americana. Desses 260 milhões, 86,5% acessarão através de dispositivos móveis. Os números fazem parte de relatório divulgado pela eMarketer e se referem a usuários ativos por mês (MAUs, na sigla em inglês), ou seja, pessoas que acessaram uma rede social pelo menos uma vez nos últimos 30 dias.

O Brasil é o maior mercado em quantidade de usuários de redes sociais na América Latina: serão 93,2 milhões ao fim deste ano. Isso representará 77,8% dos internautas do País e 45,3% da população brasileira. Em segundo lugar estará o México, com 56 milhões, seguido da Argentina, com 21,7 milhões. O país com a maior proporção de acesso móvel a redes sociais será o México: 89% acessarão esses serviços via smartphone ou tablet.

Facebook e Twitter

O Facebook é a rede social mais popular da América Latina. Este ano sua penetração chegará a 39,6% da população da região; a 70,7% dos internautas latino-americanos; e a 94,2% das pessoas que usam redes sociais na América Latina. No Brasil, os usuários de Facebook corresponderão a 43,1% da população; 74,1% dos internautas; e 95,3% das pessoas que acessam redes sociais.

A popularidade do Twitter na região é menor. Segundo o relatório do eMarketer, ao fim deste ano apenas 12,2% da população da América Latina acessarão a rede de microblogs, o que representará 21,8% dos internautas e 29,1% dos usuários de redes sociais na região. No caso específico do Brasil, a base do Twitter corresponderá a 14,2% da população; a 23,1% dos internautas; e a 29,7% dos usuários de redes sociais.