O Pinterest lançou a opção global de sua rede social em Progressive Web App (PWA), uma opção que funciona como uma mistura do app com a página web. A ideia desta solução é dar acesso mais rápido e fácil à plataforma, de forma que não consuma franquia de Internet móvel dos consumidores ou muita memória de seus handsets.

Para utilizar o Pinterest via PWA, o usuário digita o endereço do site do Pinterest em seu navegador. Ao entrar na página, a plataforma aparece em formato similar ao aplicativo para dispositivos móveis.

O PWA do Pinterest foi criado através da tecnologia de código-aberto da empresa, a Gestalt. Entre as ferramentas que fazem parte dele estão: adicionar ícone na tela inicial, notificação push, navegar e carregar páginas off-line, suporte para idiomas lidos da direita para esquerda e modo noturno.

Resultados

A solução já estava disponível para usuários da rede social em alguns países, como Brasil e Índia, desde junho de 2017. Como resultado, entre os usuários brasileiros, o acesso semanal via mobile web cresceu 103% na comparação ano a ano. Por sua vez, o crescimento do acesso por meio do mobile web foi de 156% com os internautas indianos. No geral, a entrada de novos associados à rede social aumentou em 843% em um ano; e desde fevereiro deste ano, o Pinterest tem uma média semanal de 800 mil usuários que acessam a página via PWA.