A Samsung revela que tem intenção de incluir o iPhone 5 no processo judicial envolvendo patentes contra a Apple assim que tiver a oportunidade de analisar o aparelho. Apresentado na semana passada, o smartphone chega nesta sexta-feira, 21, às lojas nos Estados Unidos.

Em declarações anteriores à imprensa, a Samsung acusou a Apple de criar um litígio, antes mesmo de o equipamento ser lançado, baseada puramente nas especulações de que ele terá suporte a redes de quarta geração (4G LTE). Em documento protocolado na Corte do Distrito Norte da Califórnia, contudo, a fabricante coreana confirma a intenção de inserir o iPhone 5 no processo, também “baseada apenas  nas informações disponíveis" sobre o lançamento da Apple, segundo divulgou o blog especializado em patentes, FOSS Patents.

O documento divulgado pelo blog mostra que o iPhone 5 fará parte de uma ação judicial, com julgamento previsto para março de 2014. A fabricante não espera atrasar o cronograma do processo, mas o pedido formal abre caminho para uma sanção preliminar, a fim de impedir a importação e as vendas do produto nos Estados Unidos.

Em agosto, a Samsung foi condenada a pagar multa bilionária por infringir uma série de registros de tecnologias da fabricante norte-americana. Apesar de criar jurisprudência para diversas ações similares que correm em tribunais de outras localidades, a estratégia de manter litígios sobre propriedade intelectual contra a Apple ainda é um forte artifício da fabricante coreana.