O mercado financeiro brasileiro viu nascer nos últimos anos uma série de fintechs, especialmente na área de pagamentos, graças à flexibilização da regulamentação por parte do Banco Central. Mesmo assim, ainda não é uma tarefa fácil cumprir todas as exigências tecnológicas e burocráticas para se tornar um player de pagamentos. Diante disso, a startup carioca Zoop enxergou uma oportunidade e criou uma solução que permite que qualquer empresa passe a oferecer o serviço de pagamento sem se preocupar com os referidos obstáculos – estes ficam sob a responsabilidade da Zoop. Na prática, é uma solução white label: é a marca do parceiro que aparece nas máquinas de pagamento, mas é a tecnologia da Zoop que está por trás.

“Somos uma ‘fintech enabler’. Ou seja, habilitamos empresas a virarem fintechs. A gente percebeu de uns anos para cá, quando começamos a operação da Zoop, a dificuldade que é montar uma operação de pagamentos”, relata Daniel Teixeira, diretor de novos negócios da Zoop, em entrevista para Mobile Time. A inovação na proposta de valor chamou a atenção do grupo Movile, que realizou um aporte na Zoop.

Agora, mais de 500 parceiros, entre empreendedores e marketplaces, estão utilizando a solução da Zoop em máquinas de POS com suas marcas. E a expectativa é dobrar esse número a médio prazo. O volume transacionado pelos parceiros da Zoop aumentou 4.000% em 2018 e a projeção é de um crescimento entre 1.500% e 2.000% este ano.

iFood

Para entender melhor a solução, vale analisar o exemplo do iFood, que hoje é um dos maiores parceiros da Zoop, com 10 mil máquinas de pagamento nas ruas. A plataforma de delivery de comida é um marketplace de restaurantes que entregam comida a domicílio. Antigamente, o iFood participava do processo de pagamento apenas quando as pessoas pagavam pelo app, com cartão de crédito. Quando se pagava para o entregador, o dinheiro ia primeiro para o restaurante, que no fim do mês recebia um boleto do iFood para repassar a parte cabida ao aplicativo pela venda. Com a Zoop, isso mudou. Agora os entregadores do iFood levam uma máquina de POS com a marca do app e a solução da Zoop embarcada. A cada pagamento, é feita uma distribuição automática do dinheiro para o restaurante, para o iFood e para o entregador. Uma reconfiguração das máquinas é feita de forma dinâmica, na nuvem, a cada transação, para a distribuição correta do dinheiro. Com isso, o iFood passou a ter mais transparência em todo o processo de repasses.

“Costumo dizer que o nosso trabalho é mover dinheiro de forma inteligente e segura. Estamos focados em fazer com que o dinheiro recebido numa venda chegue de forma simples ao seu destino”, compara Teixeira. A Zoop cobra uma pequena taxa percentual por transação.

Outros exemplos de parceiros que usam a Zoop são a Avec, que atende a salões de beleza, e a Medicinae, que fornece soluções para médicos.

Cada parceiro tem liberdade para definir seu modelo de negócios. Alguns alugam a máquina de POS a seus clientes, outros entregam em regime de comodato. Também há flexibilidade na definição da taxa a ser cobrada em cada transação. “A taxa varia muito. Mas o objetivo não é que o parceiro ganhe na taxa, mas na oferta de valor, entregando um diferencial”, comenta o executivo.

Uma das ideias é que os parceiros da Zoop possam oferecer outros serviços financeiros a seus clientes, como antecipação de recebíveis ou empréstimos, aproveitando o conhecimento e a inteligência de negócios que cada um tem no seu setor em particular. Um marketplace de delivery de comida como o iFood teria experiência e dados suficientes para analisar com maior chance de acerto e menor risco a concessão de um financiamento para a expansão de uma rede de restaurantes, por exemplo.

Cabe destacar que tanto para o serviço de adquirência quanto para outros serviços financeiros, como financiamentos, a Zoop conta com parcerias com instituições financeiras. “A gente não tira as instituições financeiras do jogo, a gente adiciona valor. É uma maneira inteligente de trazer valor”, explica Rodrigo Miranda, CTO e cofundador da Zoop.

Escritório da Zoop no Rio de Janeiro