A Pocket Gems, uma desenvolvedora de games móveis com 16 títulos lançados em IOS e 7 em Android e que acumula 80 milhões de downloads, fez um levantamento comparando as vendas in-app com a resolução das telas dos smartphones e tablets de seus usuários. A conclusão foi a seguinte: quanto melhor a resolução da tela, maior o gasto dentro do jogo.

No caso de smartphones Android, os terminais com telas de 1280×720 registram 9,9 vezes mais receita com vendas in-app do que aqueles com resolução de 320×480. No meio do caminho, os aparelhos com resolução de 640×480 registram 4,8 mais receita em vendas que aqueles com menor resolução.

Tendência similar é verificada entre iPhones. Tomando a receita dos usuários de iPhone 3GS como referência, o faturamento é 1,6 vez maior no iPhone 4; 2,5 vezes maior no iPhone 4S e 2,9 vezes maior no iPhone 5.

Entre tablets, contudo, não foi identificada uma correlação entre qualidade da tela e vendas in-app. Jogos para iPad 1 geram praticamente tanta receita quanto no iPad com retina display, segundo a Pocket Gems.

Cabe ressaltar que o ciclo de troca de smartphones é mais curto que o de tablets. E é importante lembrar que donos de smartphones de última geração tendem a ter mais dinheiro no bolso para compras in-app do que aqueles com smartphones antigos, muitas vezes comprados de segunda mão.

O levantamento da Pocket Gems foi feito com os resultados das vendas in-app dos seus próprios jogos ao longo do ano de 2012. As informações foram originalmente publicadas pelo site All Things Digital.