O Grupo Telefônica lançou no Brasil a versão definitiva do Tuenti, plataforma de comunicação social que faz sucesso na Espanha. Antes, a ferramenta estava em fase beta na América Latina.

O diferencial da Tuenti é o foco em privacidade e o conceito de interagir com os amigos de verdade, expresso no slogan “Converse com todos. Compartilhe somente com seus amigos”. Em relação à privacidade, os perfis não são indexados em buscadores e as opções de privacidade máxima já vêm como padrão. O usuário classifica as pessoas como ‘amigo’ ou ‘contato’, e as informação pessoais e fotos podem ser visualizadas apenas por amigos. É possível adicionar até mil perfis. O Tuenti também só permite anúncios na versão web e em espaços restritos, e não estimula conversações de páginas corporativas na timeline.

A ferramenta está disponível para versão web, além do aplicativo para iOS, Windows Phone, Android, Blackberry e Firefox OS. Criada pelo norte-americano Zaryn Dentzel em 2006, a rede social possui 15 milhões de usuários registrados na Europa, sendo 6 milhões via apps.