Ilustração: Cecília Marins

Uma pesquisa recente da Sensor Tower revelou que os usuários de dispositivos iOS norte-americanos gastaram mais em aplicativos que não são jogos no segundo trimestre de 2022. É a primeira vez que isso acontece. De acordo com a análise, 50,3% do gasto com apps da App Store veio de apps que não são jogos. Em dólares, os valores equivalem a US$ 1,1 bilhão para apps e pouco mais de US$ 1 bilhão para jogos.

Segundo a empresa de análise de mercado, isso foi um processo lento e gradual, se comparar com cinco anos antes, quando os games respondiam por 75% da receita do marketplace da Apple.

Imagem retirada do blog da Sensor Tower

Gasto histórico de usuários na App Store, um comparativo entre apps de games e casuais (Reprodução: Sensor Tower)

Lojas

A pesquisa revela ainda que App Store e Google Play acumularam 35 bilhões de downloads no mundo no segundo trimestre de 2022, uma queda de 2,5% na comparação com os 36 bilhões de um ano antes. Google responde pela maior parcela de instalações, 27 bilhões, um recuo de 3% contra 28 bilhões do segundo trimestre de 2021. Por sua vez, a loja da Apple caiu 1,5%, de 7,9 para 7,8 bilhões de downloads registrados.

Vale lembrar, a Sensor Tower não monitora o mercado Android chinês que é dominado por lojas independentes, uma vez que a Google Play não está oficialmente no país. Da China, a empresa de análise de pesquisa utiliza apenas de iOS, pois a Apple tem presença oficial na região.

Imagem tirada do relatório do segundo trimestre da Sensor Tower

Resultado das lojas de apps no segundo trimestre de 2022 comparado com um ano antes (Reprodução: Sensor Tower)

Categorias

A App Store registrou 2,03 bilhões de downloads de games no mundo durante o segundo trimestre, um recuo de 2,5% contra 2,08 bilhões de um ano antes. Por outro lado, a categoria de utilities cresceu 8%, de 571 milhões para 617 milhões de instalações. Os downloads de apps de compras aumentaram 468 milhões para 498 milhões, alta de 6,5%. Já as instalações de apps de entretenimento caíram 6%, de 528 milhões para 497 milhões. E os downloads dos apps de foto e vídeo recuaram (16,5%), de 575 milhões para 480 milhões.

Recorte baixado do relatório da Sensor Tower

Compilado de instalações por categorias de apps na App Store, em uma comparação ano a ano (Reprodução: Sensor Tower)

Na Google Play, as instalações de jogos subiram 0,6% na comparação ano a ano, de 11,8 bilhões para 11,9 bilhões. Em seguida aparece a categoria de ferramentas com 2,4 bilhões de instalações, um incremento de  5% contra 2,3 bilhões do segundo trimestre de 2021. Por sua vez, os apps de entretenimento caíram (16%) de 1,54 bilhão para 1,3 bilhão de downloads. Na sequência aparecem os apps de finanças com 1,2 bilhão de downloads, alta de 19% contra 1 bilhão de um ano antes; e os aplicativos de redes sociais caíram 9,4%, baixando de 1,3 bilhão para 1,1 bilhão de instalações.

Recorte baixado do relatório da Sensor Tower

Dados de instalações por categorias de apps na Google Play (Reprodução: Sensor Tower)

 

Apps

Excluindo a categoria de jogos, o app mais instalado no mundo neste período foi o TikTok, um recorde obtido pela oitava vez nos últimos dez trimestres. Por sua vez, a Meta é a distribuidora com mais downloads, uma vez que possui cinco dos dez apps mais baixados do mundo: Instagram, Facebook, WhatsApp, Messenger e WhatsApp Business.

Por loja, TikTok (AndroidiOS) é o mais popular na App Store, com pouco mais de 60 milhões de instalações, e o Facebook (AndroidiOS) lidera na Google Play, com 141 milhões de downloads.

Recorte do relatório do segundo trimestre da Sensor Tower

Dados gerais sobre instalações de apps, excluindo games (Reprodução: Sensor Tower)

Separando apenas em games, o Subway Surfers (Android, iOS) foi o jogo mais baixado, com 80 milhões de downloads, em especial por um forte resultado na App Store, próximo de 22,5 milhões. Por sua vez, o Garena Free Fire (Android, iOS) foi o game mais instalado entre os usuários de Android, com 70 milhões de downloads.

Recorte do relatório do segundo trimestre da Sensor Tower

Informações sobre os downloads gerais de apps de jogos (Reprodução: Sensor Tower)