Ilustração: Cecília Marins

Sete países europeus divulgaram uma carta conjunta para a Comissão Europeia, na terça-feira, 19, lida pela Bloomberg. Alemanha, Irlanda, Suécia, Dinamarca, Estônia, Finlândia e Holanda pedem cautela na possível proposta de cobrar big techs, como Meta e Google, para financiar a infraestrutura de empresas de telecomunicações provedoras de Internet.

Até então, nenhuma proposta formal foi feita e não existe previsão para que isso ocorra. Em maio, a comissão disse estar interessada em examinar a possibilidade de plataformas, como Netflix e YouTube, ajudarem com os custos da infraestrutura das quais seus serviços dependem.

A carta pede um “debate aberto e transparente” sobre a ideia antes que uma proposta formal seja apresentada. Ela também sugere que a comissão espere por uma análise final dos órgãos reguladores de telecomunicações da União Europeia, assim como consultas abertas a membros do bloco e público.

Na semana passada, 54 membros do parlamento europeu também fizeram uma carta expressando “profunda preocupação” com a “proposta radical”. Eles pedem que mudanças na legislação não sejam feitas antes de consultas com o público, especialistas em tecnologia, acadêmicos, sociedade civil e agências regulatórias especializadas.