A Nokia vai implementar recursos de rede celular de alta velocidade nos trajes espaciais da missão lunar Artemis III, organizada pela NASA. O projeto é uma parceria com a Axiom Space, empresa que fornece serviços de voos e infraestrutura espacial. Através da iniciativa, a missão terá uma conectividade em 4G/LTE, que suporta transmissão de vídeo em HD, telemetria e transmissão de voz a longas distâncias. Com isso, a tripulação poderá manter o contato entre si e com os controladores da missão na Terra.
A tecnologia será a mesma que a Nokia pretende usar em sua incursão para implantar a primeira rede de celular na Lua. Desenvolvida pelo próprio laboratório de inovação da Nokia, o Nokia Bell Labs, a instalação será realizada na missão IM-2 Intuitive Machines, com previsão de chegar ao seu local de lançamento até o final do ano.
Chamado de Sistema de Comunicações de Superfície Lunar (LSCS), o equipamento funciona de forma autônoma, através de uma rede portátil capaz de combinar os elementos de rádio, estação base e core em um único formato, compatível ao que estará integrado aos trajes espaciais Axiom Extravehicular Mobility Unit (AxEMU). Através das duas iniciativas, a empresa finlandesa deseja reforçar que é possível facilitar as conexões em missões espaciais, sejam elas para Lua ou para Marte.
Representação artística da nave IM-2 se aproximando da superfície lunar. O módulo de pouso Nova-C da Intuitive Machines, mostrado na imagem, transportará a rede 4G/LTE da Nokia e os veículos da missão. Fonte: Intuitive Machines e Nokia Bell Labs.