Para que uma pessoa cega ou com baixa visão possa navegar com autonomia dentro de um aplicativo móvel, é fundamental que elementos visuais como botões, campos editáveis e imagens contenham descrições por escrito, de forma que possam ser lidas por softwares de acessibilidade disponibilizados pelos sistemas operacionais. Contudo, entre os mais de 2 mil apps com mais de 10 milhões de downloads no Brasil, menos de 1% possuem descrições em todos esses elementos visuais. É o que revela levantamento realizado pela BigDataCorp em parceria com o Movimento Web para Todos e com apoio técnico do W3C Brasil e do Ceweb.br/NIC.br.

Em média, nos aplicativos pesquisados, 37% dos campos editáveis, 14% das imagens e 11% dos botões contêm descrições. O levantamento informa que 74% dos aplicativos têm menos de 10% de seus botões devidamente rotulados; 63% têm menos de 10% dos seus campos editáveis descritos; e 55% têm menos de 10% de suas imagens com descrição.

A falta de acessibilidade nos apps se repete nos sites da Internet brasileira. Em outro levantamento feito pela BigDataCorp, também em parceria com o Movimento Web para Todos, foi revelado que menos de 1% dos 14 milhões de sites em operação no País são acessíveis. Se considerados especificamente sites governamentais, a proporção é de 0,34%. Vale lembrar que a Lei Brasileira de Inclusão determina a obrigatoriedade de acessibilidade digital em sites e apps de organizações com representação no Brasil.