O secretário especial do Ministério da Economia, Carlos da Costa, afirmou nesta terça-feira, 21, que o governo está empenhado em reduzir a tributação do setor de telecom. Segundo ele, o ministério está trabalhando em parceria com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e contratou uma consultoria com propostas para a redução de taxas.

Apesar de o mercado seguir criticando as altas taxas impostas pelo governo, Costa desenhou um cenário otimista, e prometeu que a redução dos impostos é uma das quatro frentes de trabalho do ministério para as entregas dos próximos meses. “O setor tem uma das maiores cargas tributárias do mundo, 43% sobre a receita líquida. Estávamos privilegiando a arrecadação tributária e penalizando nossas empresas”, criticou o secretário, no Painel Telebrasil 2021. Em tom de campanha eleitoral, Costa fez ainda críticas a gestões anteriores, e disse acreditar que a atual administração é a que mais investe em tecnologia digital.

“Uma pesquisa nos indicou que 1% de aumento da digitalização geraria 26% de aumento na produtividade. Dificilmente outra medida teria um impacto tão relevante”, comentou.