[Atualizada às 21h15]: A Algar Telecom anunciou nesta sexta-feira, 21, uma promoção de zero-rating com o Facebook. A operadora destaca que a rede social pode ser utilizada mesmo quando o usuário não tiver mais créditos no aparelho pré-pago ou franquia no pós-pago e controle. Por meio de parceria exclusiva, a tele oferece a plataforma Facebook Flex, uma versão gratuita (semelhante ao Facebook Lite) que permite tarefas básicas na rede social, como postar textos, comentar, compartilhar, trocar foto de perfil, fazer upload de imagens, visualizar a timeline (apenas com texto) e usar o bate-papo do Messenger. Caso o cliente prefira, pode utilizar a versão comum do aplicativo, mas consumindo normalmente a franquia de dados.

A Algar afirma que é uma "forma de promover a inclusão digital, dando mais uma opção a seus usuários para ficarem sempre conectados com amigos e família". Procurada por este noticiário para comentar a nova oferta sob a perspectiva do Marco Civil da Internet, a operadora emitiu um comunicado. Leia abaixo, na íntegra:

A Algar Telecom cumpre todas as diretrizes determinadas pelo Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014) e a sua atual Regulamentação (Decreto nº 8.771/2016). Não há discriminação ou degradação de tráfego, que são medidas excepcionais nos termos daqueles dispositivos legais. O objetivo da parceria é inclusão digital do usuário ao acesso as redes sociais que fornecem versões simplificadas de suas aplicações, independente do plano de serviço contratado.