Jogos de direção da Google Play podem se transformar em um enorme problema para usuários Android. Nesta quarta-feira, 21, o site Tech Crunch anunciou que cerca de 580 mil usuários instalaram um malware em dispositivos Android. A praga se apresenta como um game e a instalação ocorreu dentro da própria loja de aplicativos Google Play.

O pesquisador de segurança da ESET Lukas Stefanko escreveu em seu Twitter que foram 13 aplicativos de jogos, feitos pelo mesmo desenvolvedor, que ainda estavam disponíveis no momento do tweet, sendo dois deles estavam no trending da loja, dando aos jogos bastante visibilidade.

Tweet do pesquisador de segurança da ESET mostra os 13 aplicativos de jogos infectados

Quem baixou os aplicativos esperava um jogo de condução de caminhão ou carro. Em vez disso, eles conseguiram o que parecia ser um aplicativo cheio de bugs que travava toda vez que abria.

O app fazia o download de um outro domínio, registrado por um desenvolvedor de Istambul, e instalava malware nos bastidores, excluindo o ícone do app no processo. Não se sabe até agora o que o malware faz, porém, ele tem persistência – iniciado sempre que o telefone ou tablet Android é inicializado e tem acesso ao tráfego da rede, que o autor do malware pode usar para roubar dados confidenciais.