A plataforma Digital Wellbeing (bem-estar digital, na tradução livre), do Google, desenvolveu uma série de envelopes de papel que limitam a operação de um smartphone durante um determinado tempo estipulado pelo dono (enquanto ele deixa o telefone dentro do recipiente, lacrado). O primeiro deles apenas faz e recebe chamadas. O segundo transforma o aparelho em uma câmera para fazer fotos e vídeos, porém sem tela. A ideia é que o usuário se concentre naquilo e que está fazendo e se desintoxique um pouco do celular.

Os botões impressos iluminam sutilmente e permitem que o usuário disque e tire fotos. No site, os idealizadores explicam: “Fomos inspirados por uma tendência recente em que as pessoas compram um segundo telefone mais simples para feriados e fins de semana, como forma de limitar o acesso à tecnologia. Queríamos criar uma versão mais acessível disso, de modo que as pessoas se permitissem ficar um dia sem telefone sem se comprometerem a comprar um novo dispositivo. Você pode fazer o download deste pdf e imprimi-lo para fazer seu próprio envelope agora. Atualmente, damos suporte apenas ao Google Pixel 3a. Você pode baixar o aplicativo na Play Store e todo o código está disponível no Github”

 

O app em questão é o Envelope (Android). Em seguida, imprima o PDF, recorte o modelo e siga as instruções para construí-lo. O manual recomenda o uso de cola. Depois que o telefone estiver lacrado no envelope, o usuário poderá discar apenas números de telefone, usar a discagem rápida ou solicitar que o telefone avise as horas piscando os números no teclado numérico.

 

As instruções para a versão do envelope para fotos e vídeos não foram encontradas por essa publicação.

O app Envelope está no GitHub, em open source, para que desenvolvedores usem a ideia para outras funções.

Apps voltados para o bem-estar

O Google também lançou o aplicativo Activity Bubbles (Android), que ajuda a descobrir como é o uso do smartphone em um dia. Uma bola é criada quando o usuário desbloqueia o celular. E aumenta o tamanho do balão quanto mais tempo ele fica no telefone. A iniciativa também faz parte do Digital Wellbeing Experiments e é um meio de ajudar o usuário a encontrar um equilíbrio com a tecnologia.

O Screen Stopwatch (Android) monstra quanto tempo o usuário gasta no smartphone por dia. Toda vez que o celular é desbloqueado, o Stopwatch reinicia o cronômetro, que conta o tempo dedicado ao aparelho.