Rede Azul

Elaine Marques, idealizadora do Rede Azul. Foto de divulgação: Fernando Schroeder

O aplicativo Rede Azul, que conecta a comunidade autista a serviços para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), está disponível para dispositivos iOS. Antes, a solução funcionava somente em dispositivos Android. No momento, o Rede Azul (Android, iOS) soma indicações de profissionais e serviços em 20 estados do País e possui 1,5 mil usuários.

O Rede Azul foi lançado em dezembro de 2019 por Elaine Marques, mãe da Alícia, com Síndrome de Asperger. Ela precisava encontrar uma série de indicações de especialistas capazes de trabalhar o desenvolvimento de sua filha e tinha dificuldades em encontrá-los.

No início, o app foi liberado para ser usado em municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC), interior de São Paulo.

Os serviços e locais voltados para pessoas do TEA são acrescentados pelos próprios usuários, que podem deixar indicações para que outros possam consultar, vivenciar e avaliar. Com todas essas informações, o aplicativo calcula uma média das notas para cada indicação. Ao todo já são 267 serviços.

O Rede Azul possui 19 categorias, como: escolas, terapias, estética, igreja, esportes, turismo e Famílias do TEA – seção que pretende criar uma rede de apoio entre familiares.