A CredDefense, empresa brasileira de prevenção à fraude, adotou uma nova técnica para prova de vida em sua solução de reconhecimento facial. A tecnologia, fornecida pela eslovaca Innovatrics, tira automaticamente algumas fotos do usuário e analisa na nuvem o contorno das imagens para verificar se é uma pessoa de verdade e não uma tentativa de fraude. Desta forma, ao contrário de outras soluções de prova de vida usadas no mercado, não é necessário solicitar que o usuário execute alguns movimentos, como olhar para um lado ou para o outro, sorrir para a câmera etc, o que gera atrito na experiência.

“A prova de vida que pede para a pessoa fazer determinados movimentos gera atrito grande. É invasiva. E o mercado tem muita preocupação com atrito, pois o consumidor pode abandonar a transação. No e-commerce há uma preocupação gigantesca com abandono de carrinho de compra, que é uma métrica relevante para o setor”, comenta José Luis Volpini, CEO da CredDefense, em conversa com Mobile Time.

Como a análise das imagens é feita na nuvem, a solução não depende de processamento local no dispositivo do usuário final. Outra vantagem da tecnologia de prova de vida da Innovatrics é o fato de contar com certificação iBeta e ISO 30107-3A, o que é uma garantia da sua acurácia e da sua segurança.

A novidade está disponível para os clientes da CredDefense a partir desta semana, de forma opcional, a um custo próximo de R$ 0,25 por verificação. Se o cliente desejar, é possível adotá-la somente em determinadas situações, como em transações de maior valor, por exemplo.