Está disponível para download gratuito na App Store o "Cidade Legal", app que dá voz aos cidadãos para denunciarem problemas que encontram nas ruas das suas cidades. O app permite que o usuário marque no mapa ocorrências como: buraco na calçada, semáforo quebrado, bueiro entupido etc. Ao todo, há 44 problemas diferentes listados, que podem ser marcados em apenas três cliques, com a possibilidade de anexar fotos. O conteúdo é gerado inteiramente pelos usuários do app. Toda ocorrência marcada fica visível no mapa para a comunidade. Em poucos dias desde que entrou no ar, o app conta com mais de 700 pontos marcados em 50 cidades brasileiras.

"Nossa intenção é mapear as cidades e apontar os problemas encontrados pelos cidadãos para as prefeituras, esperando que as mesmas tomem ações mais rápidas para repará-los", explica Wilson Baraban Filho, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do "Cidade Legal". Esperamos que as prefeituras nos passem os feedbacks das soluções das ocorrências enviadas. Não podemos garantir a solução, mas os pontos solucionados pelas prefeituras sofrerão alteração de cor (no mapa)", complementa. O executivo estuda a possibilidade de conseguir um patrocínio para o app, que registrou 2 mil downloads em menos de um mês após seu lançamento.

Baraban Filho participou de outros dois projetos de apps de utilidade pública anteriormente divulgados por MOBILE TIME: o "SP+9", que atualiza a agenda telefônica com o nono dígito para os números de São Paulo; e o "Corruptômetro", que contabiliza as notícias de corrupção publicadas nos grandes veículos de mídia nacionais.

Ainda este mês serão lançadas versões do "Cidade Legal" para Android e Facebook.