A Ruckus Wireless, fornecedor global de sistemas Wi-Fi, anunciou o "Hotspot Seguro", solução que automaticamente ajuda a proteger as comunicações Wi-Fi abertas para usuários sem a necessidade de realizar uma complexa configuração manual dos dispositivos.

Segundo a Ruckus, o Hotspot Seguro permite que uma operadora ou empresa ofereça acesso criptografado aos serviços Wi-Fi em rede pública, automaticamente configurando cada dispositivo com as informações necessárias e com uma chave única pré-configurada.

Com o Hotspot Seguro, depois de se conectar a uma rede Wi-Fi aberta, o usuário recebe a opção de estabelecer uma conexão protegida. Ao aceitar essa opção, o controlador gera uma chave pré-compartilhada e única com 63 caracteres, associando especificamente ao dispositivo daquele usuário. O acesso à rede pode ser facilmente desativado depois de o usuário se desconectar da rede, chaves novas podem ser periodicamente criadas e a tecnologia pode ser configurada por LAN sem fio.

A tecnologia de Hotspot Seguro já está disponível e é gratuita para usuários do conjunto Ruckus ZoneFlex, compatível com os controladores WLAN do Ruckus ZoneDirector.