A Qualcomm lançou dois chipsets de modem voltados para a conectividade via satélite. As soluções foram pensadas para indústrias que precisam de conectividade de rede não terrestre (NTN, ou non-terrestrial network) autônoma ou híbrida e permite que empresas, desenvolvedores, ODMs, OEMs de IoT aproveitem informações e insights em tempo real para gerenciar seus negócios, mesmo em áreas remotas. A parceira da Qualcomm é a Skylo, provedor de serviços NTN.

O modem Qualcomm 212S permite que dispositivos de Internet das Coisas estacionários usem comunicação via satélite para conectividade off-grid. Trata-se de um dispositivo de consumo de energia ultrabaixo para aplicações em locais remotos e fixos. Entre suas funcionalidades está a coleta de telemetria e dados de tanques de água e gás, medidores e outros equipamentos de infraestrutura. O chipset também pode ser usado para monitoramento de rede de serviços públicos, relatórios de detecção precoce de incêndios, instalações de mineração on-shore e off-shore e gerenciamento ambiental. O 212S é o primeiro modem somente IoT-NTN da Qualcomm.

O modem Qualcomm 9205S permite que dispositivos IoT se conectem a redes móveis e de satélite e integra o GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite) para fornecer dados de localização. A solução foi pensada para aplicações industriais que exigem conectividade híbrida, ou seja, terrestre e satelital voltada para bens e ativos em movimento. Entre suas aplicações o chipset possui rastreamento de contêineres de transporte transoceânico, rastreamento de equipamentos agrícolas e pecuários, rastreamento global de frota e frete para gerenciamento da cadeia de suprimentos, inclusive para parceiros logísticos que realizam entregas remotas.

Ambas as soluções são aderentes aos padrões 3GPP release 17 para comunicações via satélite e se integram à Qualcomm Aware Platform para serviços de conectividade NTN.

O modem Qualcomm 9205S já está disponível e o 212S estará disponível ainda este ano.