A Huawei ultrapassou a Xiaomi na liderança da venda de smartphones na China, um mercado que torna-se acirrado a cada dia, com novos fabricantes tentando arranjar seu espaço no país – a Apple foi a última a ter um relativo sucesso.

Segundo estudo da Canalys, a Huawei teve um crescimento de 81% nas vendas nos últimos 12 meses. Por outro lado, a Xiaomi não manteve o mesmo ritmo e diminuiu na comparação entre o terceiro trimestre de 2014 e o mesmo período em 2015.

De acordo com o analista da Canalys Jessie Ding, o momento da Huawei P7 é único, pois está amadurecendo sua presença na China. No outro lado da balança, Xiaomi e os handsets da linha "Mi" sofrem pressão para crescer no mercado internacional.

Recentemente, a Huawei investiu em uma entrada no Leste Europeu; enquanto a Xiaomi aposta em mercados como Brasil, Índia e Cingapura. No entanto, as duas companhias ainda estão longe de grandes players globais, como Samsung, Apple e Motorola e sustentam-se com as vendas na China continental.