A proximidade da entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), prevista para agosto de 2020, está aumentando a demanda por serviços de gerenciamento de senhas digitais. “A LGPD está puxando a demanda. Nossa solução tem sido procurada por empresas que querem se adequar à nova lei”, relata Vanessa D’Angelo, head de marketing para a América Latina da LogMeIn, empresa que provê um serviço de gerenciamento de senhas chamado LasPass.

Com o LastPass, o usuário só precisa guardar uma única senha: aquela do próprio LastPass. As senhas de todos os outro serviços online, sejam sites ou apps móveis, passam a ser gerenciadas pela solução da LogMeIn. Para cada serviço é criada uma senha forte e diferente, que o usuário não precisa memorizar.

“O ser humano tem a tendência de adotar padrões repetitivos de senha. Se uma for quebrada isso provoca um estrago fenomenal”, comenta a executiva. Ela lembra que já houve casos de empresas cujos bancos de dados foram acessados por hackers porque a senha criada por algum funcionário era frágil demais e acabou sendo descoberta.

Além de criar senhas fortes para os funcionários de uma empresa, o LastPass guarda todas as informações criptografadas. E se for acaso o empregado deixar a empresa basta cortar a senha dele para o LastPass e automaticamente ele perde acesso a todos os demais sistemas corporativos.

D’Angelo não acredita que as senhas serão substituídas completamente pela biometria no futuro. “É uma tendência diminuir o uso de senhas, mas ainda não inventaram algo que pudesse substituí-las completamente. A biometria às vezes falha e é importante que haja algum outro fator de autenticação”, comenta.

O LastPass é usado atualmente por 16,7 milhões de pessoas no mundo.

A executiva da LogMeIn participará do painel de abertura do Mobi-ID, seminário sobre identificação e autenticação digitais que acontecerá no dia 25 de novembro, no WTC, em São Paulo. Ela terá a companhia de Alessandro Rabelo, diretor executivo da Visa; Angela Maria de Oliveira, diretora do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI); Diogo Carneiro, CTO do PicPay; Marco Zanini, CEO da Dinamo Networks; e Thales Freitas, diretor de transformação digital da Sky. A agenda completa e mais informações sobre o Mobi-ID estão disponíveis no site www.mobi-id.com.br, ou pelo telefone 11-3138-4619 ou pelo email [email protected]