A CenturyLink anunciou uma parceria com a Surf Telecom que prevê a inclusão do serviços de operadora móvel virtual (MVNO) no portfólio de soluções de conectividade híbrida em nuvem (Hybrid WAN) da multinacional norte-americana. O acordo vai permitir que os clientes corporativos da CenturyLink tenham acesso a uma rede de Internet que mescle acessos como 3G, 4G (viabilizados pela Surf Telecom), LAN-to-LAN e VPN em um mesmo ambiente.

Diretor de conectividade, mídia e IP da CenturyLink no Brasil, Eduardo Freitas afirmou em comunicado que a parceria vai conferir maior liberdade para empresas escolherem “qual modelo de rede melhor atende às necessidades do negócio”. Já o diretor da Surf Telecom, Alexandre Pieroni, destacou a experiência em nichos das operadoras móveis virtuais. “Aplicada com um estratégia de atendimento segmentada, o MVNO atende um número menor de clientes do que grandes operadoras, o que possibilita que os usuários sejam tratados com maior exclusividade, sendo esse um dos grandes diferenciais dessa solução”. Segundo Pieroni, o mercado das MVNOs ainda tem muito potencial de crescimento no País.

A Surf Telecom fornece a rede para diversas MVNOs e recentemente anunciou a implantação de rede 4G em 2,5 GHz em São Paulo, embora ainda tenha acordo de utilização da rede da TIM em todo o Brasil. A empresa é parceira que administra a operação da MVNO dos Correios, a Correios Celular.

Provedora global de telecomunicações e TI, A CenturyLink possui um sistema global de fibra ótica que percorre mais de 720 mil quilômetros; no Brasil, a empresa tem realizado uma expansão da infraestrutura, com destaque para a região Nordeste. Na América Latina, a companhia opera 18 data centers, sendo três deles no Brasil (Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo).

Fórum de Operadoras Alternativas

Os desafios e as oportunidades de negócios para MVNOs no mercado brasileiro serão tema do painel de abertura da segunda edição do Fórum de Operadoras Alternativas, evento organizado por Mobile Time e Teletime, que acontecerá no dia 2 de abril, no WTC, em São Paulo. Para mais informações, acesse www.operadorasalternativas.com.br, ou ligue para 11-3138-4619, ou escreva para eventos@mobiletime.com.br