A Nokia anunciou nesta segunda-feira, 23, o início da construção de uma fábrica de telefones celulares de gamas baixa e média no Vietnã. A unidade deve começar a produzir aparelhos em 2013. A fábrica será localizada no Parque Industrial Vietnã-Singapura, na província vietnamita de Bac Ninh.

Análise

A novidade faz parte do processo de reestruturação da Nokia, que anunciou este ano o fechamento de sua fábrica de feature phones na Romênia e a interruopção da produção de smartphones no México, na Finlândia e na Hungria, cujas unidades fabris cuidarão apenas da customização local dos aparelhos. Ao todo, a Nokia informou em fevereiro que demitiria 4 mil pessoas da área de fabricação de terminais.

A concentração de boa parte da produção de telefones na Ásia tem dois objetivos: reduzir os custos com mão de obra e se beneficiar da proximidade com os fornecedores de componentes, a maioria deles localizada no mesmo continente, o que deve diminuir gastos com logística e acelerar a produção de novos modelos.

Por enquanto, a fábrica em Manaus não foi afetada pelos planos de reestruturação da Nokia e segue operando normalmente.