A PMovil, empresa especializada em conteúdo móvel para o mercado latino-americano, está apostando suas fichas em aplicativos de futebol. Nesse segmento, seu carro-chefe é o Futeboleando, um jogo de perguntas e respostas sobre futebol, cujo conteúdo é adaptado para o país de cada usuário, com perguntas sobre jogadores, times e campeonatos locais, mas também sobre Copa do Mundo e futebol internacional. Com 500 mil downloads em apenas quatro meses, somando Android, iOS e Windows Phone, a expectativa da PMovil é que o app supere 1 milhão em junho e a partir daí se viralize, pois ele permite convidar amigos para disputas via Facebook e WhatsApp. E na próxima atualização haverá uma novidade importante: a inclusão de perguntas com vídeos curtos, de 10 segundos de duração, muitas delas feitas por técnicos e por ex-jogadores.

"Estamos registrando mais de 2 mil downloads por dia. Tem uma boa retenção e um bom cross-selling", comenta Fabian de la Rua, fundador e CEO da PMovil. O download do Futeboleando é gratuito. Seu modelo de negócios é freemium, com publicidade e venda de itens digitais dentro do app. Em breve ele será conectado ao carrier billing de operadoras da América Latina.

O Futeboleando tem uma dinâmica muito parecida com a do Preguntados, da argentina Etermax, um app de quiz de conhecimentos gerais que superou 115 milhões de downloads no mundo este ano. As perguntas são divididas entre categorias e o usuário enfrenta outros usuários, ganhando "personagens", uma espécie de troféu pelas respostas corretas, com os quais forma uma coleção conforme avança. Tal como no Preguntados, os próprios jogadores podem enviar perguntas. O Futeboleando está disponível em Português e Espanhol. De la Rua relata que o maior mercado atualmente é a Espanha, em parte porque a Movistar recomendou o título para seus assinantes.

Além do Futeboleando, a PMovil tem outros dois tipos de apps com temática de futebol: um fantasy game, para gerenciamento de times virtuais, lançado no México e no Uruguai em parceria com jornais locais, e o Fut Band, com conteúdo de futebol da Band no Brasil, e cujo modelo foi replicado em outros mercados. Somando todos, a PMovil acumula mais de 1,5 milhão de downloads de apps de futebol. "A audiência de futebol na América Latina é o nosso grande alvo para 2016", afirma o executivo.