O Twitter focará seus esforços para melhorar sua plataforma móvel ao longo de 2019, em especial para alavancar a publicidade de aplicativos via mensagens diretas, a sua ferramenta de mensagens privadas. A informação foi confirmada pelo presidente da companhia, Jack Dorsey, nesta terça-feira, 23, durante a divulgação do relatório financeiro do primeiro trimestre de 2019.

Sobre as mensagens diretas do Twitter, Dorsey disse: “Temos um produto de promoção de aplicativos para celular bem-sucedido, mas achamos que podemos melhorar ao longo do tempo em resposta direta. E, assim, um dos maiores esforços para nossa equipe neste ano continua sendo melhorar os produtos de promoção de aplicativos móveis”.

De acordo com Ned Steal, diretor financeiro do Twitter, o uso das mensagens diretas é uma “tremenda oportunidade” para sua companhia que será incrementada com o tempo. Ainda assim, ele citou uma campanha móvel que já roda neste formato, o alerta de novidades (notificações) do Star Wars aos seus fãs, algo que é um misto de “performance e marca”.

Negócios e publicidade

A rede social finalizou o trimestre com US$ 787 milhões de receita, aumento de 18% ante o primeiro trimestre de 2018, quando registrou US$ 665 milhões. A maior fonte de receita é a publicidade, US$ 679 milhões, incremento de 20% contra US$ 575 milhões um ano antes. Já o faturamento com licenças e outros rendimentos teve crescimento de 18% ano a ano, de US$ 90 milhões para US$ 107 milhões.

No negócio de publicidade, o desempenho foi melhor nos EUA, com crescimento de 26% no primeiro trimestre de 2019, com US$ 363 milhões contra US$ 288 milhões do mesmo período em 2018. Por sua vez, a receita com publicidade no mercado internacional (excluindo os EUA) foi 10% maior, saltando de US$ 287 milhões para US$ 317 milhões na comparação ano a ano.

Lucro fora da curva

O lucro operacional cresceu 25%, passando de US$ 75 milhões para US$ 94 milhões na comparação ano a ano. Já o lucro líquido teve um forte incremento de 213%, com US$ 191 milhões registrados contra aos US$ 61 milhões do primeiro trimestre de 2018. De acordo com Steal, uma série de fatores contribuiu para esse resultado, como a melhoria substancial no lucro operacional, a reversão de uma reserva para pagamentos de impostos, o incremento da contratação, o aumento moderado dos gastos operacionais de 20% no comparativo ano a ano e a retenção de pessoal em 18% ante 16% de 2018.

Usuários

Em usuários, a rede social teve uma queda de 6 milhões de acessos mensais (MAUs) no mundo e finalizou o trimestre com 330 milhões de MAUs, contra 336 milhões de um ano antes. Porém, houve aumento da base de usuários que acessam diariamente (DAUs) de 14 milhões de usuários ativos no mundo, totalizando 134 milhões ante 120 milhões no comparativo ano a ano. Esses usuários (DAUs) ajudam a plataforma a monetizar com publicidade.