O CoPilot é um aplicativo de navegação por GPS, similar àqueles que vêm embarcados em alguns carros ou em aparelhos dedicados. Para mim, que sou um usuário cotidiano do Waze há três anos, a primeira característica que chama a atenção é a clareza, objetividade e precisão da interface de navegação. As cores usadas para demarcar o caminho e a posição do usuário são mais nítidas e os contornos mais fortes. Tive a impressão também de que o acompanhamento do deslocamento do carro é mais preciso. E não há aquele monte de elementos que poluem a tela do Waze, como outros usuários, pontos de interesse, anúncios em pop-up etc. As informações mais relevantes estão em destaque e são facilmente encontradas. Até mesmo a sinalização de rua aparece na tela quando o veículo se aproxima de uma bifurcação. É um app desenhado do começo ao fim para que o motorista não erre o caminho.

Outra vantagem é que os mapas ficam armazenados no aparelho. Isso permite um cálculo mais rápido de rotas, assim como o seu recálculo. E o mais importante: você encontra o caminho mesmo se estiver em uma região sem cobertura celular, o que não é possível com o Waze. Vale destacar que os mapas do CoPilot requerem algumas centenas de Megabytes livres para serem armazenados. Em celulares com pouco espaço, recomendo o uso de um cartão de memória.

Ao definir o destino, pode-se escolher pelo trajeto mais curto ou mais rápido, com ou sem pedágios etc. Estranhei apenas ter que digitar o endereço começando pela cidade e tendo que ir até o número do prédio, tal como fazem os aparelhos tradicionais de GPS. Nesse ponto, acho mais prático escrever o nome da rua ou mesmo pronunciá-lo no Waze, para então receber uma série de resultados coletados na web para escolher aquele que desejo.

Os mapas incluem os limites de velocidade de cada via e gera alertas sonoros quando você está trafegando acima deles. O problema é que nem sempre a informação está correta. Em uma viagem intermunicipal, como a que fiz para testar o app, entre Rio de Janeiro e Cabo Frio, notei algumas imprecisões e, a partir de um certo ponto, decidi desligar a função. Há ainda uma série de funções extras, como salvar local de estacionamento; verificar a previsão do tempo (neste caso requer conexão com a Internet); localizar pontos de interesse etc. Confesso que na volta da viagem, diante de um engarrafamento na estrada, não resisti e liguei o Waze para saber o que estava acontecendo e até onde iria aquele trânsito intenso. O CoPilot tem um serviço de informações do trânsito em tempo real, mas que não cheguei a testar.

Talvez seja injusto comparar os dois apps. Na verdade, suas propostas são diferentes. Waze é uma excelente ferramenta para a navegação diária, em grandes cidades, especialmente entre endereços que o motorista já conheça. O CoPilot, por sua vez, me parece melhor para navegar em um bairro ou cidade desconhecidos, ou em viagens mais longas. Além disso, o fato de o mapa estar armazenado na memória proporciona uma segurança maior nesses casos. Vale lembrar que o CoPilot tem download gratuito, mas uma série de funcionalidades são vendidas por dentro do app, incluindo os mapas, a navegação por voz e uma ferramenta com informações de trânsito. Há também a opção de comprar a versão premium para o Brasil, que traz o mapa do país e várias outras ferramentas já embutidas. Na Google Play está por R$ 77,49 e na App Store, por US$ 34,99.

Link para download na Google Play

Link para download na App Store