Mais de 100 milhões de smartphones já foram roubados ou furtados no Brasil. E 64 milhões de brasileiros com 16 anos ou mais já foram vítimas desse crime. Na média, cada vítima já teve 1,6 aparelho roubado/furtado. É o que revela a nova pesquisa sobre o tema realizada por Mobile Time e Opinion Box.

Foram entrevistados entre os dias 10 e 19 de junho 2.074 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone. Metade deles confirmaram que já tiveram um celular roubado ou furtado. Com base no cruzamento desses dados com aqueles da pesquisa TIC Domicílios, que indica a quantidade de internautas no Brasil, foi possível estimar os números absolutos de vítimas e de aparelhos roubados/furtados.

Análise demográfica

Em comparação com o ano passado, subiu 3 pontos percentuais a proporção da população brasileira que já foi vítima desses crimes (passou de 47% para 50%).

A análise demográfica apresenta alguns dados que chamam a atenção. Um ano atrás, não havia sido notada diferença significativa na proporção de vítimas por classe social, mas agora, sim. Entre os internautas das classes A e B, 55% já tiveram um celular roubado, ante 49% daqueles das classes C, D e E.

A proporção de internautas brasileiros na faixa etária entre 30 e 49 anos que já tiveram um celular roubado ou furtado é de 54%, a maior entre as três faixas consideradas na pesquisa. Entre os jovens de 16 a 29 anos, a proporção é de 51%. E no grupo com 50 anos ou mais, 39%.

Por região do País, a proporção de vítimas se manteve estável de um ano para cá no Norte e no Nordeste, mas subiu no Sudeste (de 45% para 49%), no Sul (de 34% para 40%) e no Centro-Oeste (de 47% para 51%).

O relatório completo está disponível para download gratuito aqui.