O mundo tem 176 redes 5G operando em 72 países neste momento. Os dados foram publicados pela GSA nesta segunda-feira, 23, com base em informações providas por seus associados.

A entidade aponta ainda que 461 operadoras estão investindo na nova tecnologia de redes celulares em 173 países para lançamento futuro.

Importante dizer que a análise exclui 200 empresas que investiram no espectro de rádio CBRS PAL nos Estados Unidos na faixa de 3,5 GHz, que pode ser usada para o 5G. Redes de cinco operadoras que tiveram lançamento “soft” não foram contabilizadas.

Entre as redes lançadas, chama a atenção que apenas 13 operadoras utilizam o standalone (5G SA). Em março deste ano o número era menor, apenas cinco operadoras tinham o SA. Aqui, vale dizer que 45 planejam lançar redes públicas com 5G SA e 23 estão fazendo testes neste padrão. O modelo SA é o padrão exigido pelo governo brasileiro no leilão de 5G

Em uso, 166 operadoras fizeram o lançamento comercial para redes móveis em 67 países. 63 companhias disponibilizaram o FWA, para uso em Wi-Fi doméstico, em 37 países.

Vale lembrar, a GSA informou que 600 dispositivos aptos ao 5G estão disponíveis para compra no mundo.