A plataforma Locamob ganhará nessa sexta, 26, sua versão móvel, para a plataforma Android. O aplicativo também estará disponível para usuários da Apple na última semana de outubro. Com os lançamentos, Vitor de Mesquita, co-fundador e CEO da Locamob, espera atingir 100 mil downloads até dezembro de 2012. Como ocorre no site, pelo app o usuário poderá conferir e acrescentar opiniões sobre mais de 800 mil lugares de todo o Brasil, desde bares e restaurantes até pontos turísticos e parques. Com recurso de geolocalização, o app serve ainda como uma ferramenta para encontrar amigos. “Em breve haverá a possibilidade de os usuários conhecerem, por meio do aplicativo, pessoas com gostos e rotinas similares, em uma grande rede social”, anuncia Mesquita.

Sobre o modelo de negócios, Mesquita explicou que, diferentemente do site, o aplicativo não iterá anúncios: “por enquanto, acreditamos que hoje não é rentável colocar anúncio no aplicativo”.  A possibilidade de anunciar no site, entretanto, permanece.  A outra fonte de receita virá da venda de uma página premium, disponível no site e no aplicativo do Locamob a partir de março de 2013, em que pequenas e médias empresas poderão estrear na web. “A maioria das pequenas e médias empresas não tem visibilidade na internet. Com a página premium, elas poderão fazer desse espaço a sua página”, explica o executivo. Além disso, Mesquita argumenta que o cliente terá acesso a dados sobre o perfil dos usuários, sem que para isso precise recorrer a uma pesquisa de marketing. O Locomob ainda não decidiu quanto custará esse serviço, mas Mesquita garante que será um preço acessível: “não passará de 50 reais por mês”, garante. Com essa estratégia, o Locomob tem uma estimativa de atrair cerca de 100 mil empresas até o fim de 2013.