As vendas online para o Dia das Crianças no Brasil foram, de uma maneira geral, menos expressivas do que em 2019. Porém, enquanto as vendas realizadas em desktops sentiram uma queda de 36%, em dispositivos móveis o número foi 17% menor e, no caso dos aplicativos, a redução foi um pouco mais suave, de 8%. A Criteo comparou com o mesmo período do ano passado e, a partir dos dados, acredita que os dispositivos móveis são mais importantes do que nunca porque registram uma queda menor nas vendas.

Outra curiosidade apontada pela pesquisa foi a procura por segmentos como: moda e luxo (alta nas vendas de 8% nos dois dias anteriores ao Dia das Crianças); Artigos Esportivos (aumento de 18% nas vendas e de 16% no tráfego); e Educação, Família e Juventude (com aumento nas vendas de cursos online em 9% entre 10 e 12 de outubro).

Segundo a Criteo, os dados de sua pesquisa corroboram com as projeções feitas pelo site Statista, no qual a previsão de receita de aplicativos no Brasil deve chegar a US$ 45 milhões em 2020. A penetração de usuários de aplicativos no País deve crescer de 13,5% em 2020 para 17,5% até 2024.

Metodologia

A Criteo analisou mais de 189 milhões de transações de compras no varejo e 15,7 milhões de reservas de viagens em desktops, smartphones e tablets de mais de 1.403 anunciantes no Brasil.