Na próxima sexta-feira, 25, serão inaugurados, na praia do Arpoador, os primeiros mosaicos de QR code esculpidos em pedras portuguesas nas calçadas do Rio de Janeiro. Com a leitura do código em duas dimensões por meio da câmera de tablets e smartphones, o usuário terá acesso a informações turísticas sobre o local visitado, além de fotos e curiosidades.

Ao longo de 2013, serão disponibilizados 30 mosaicos, na orla e em outros importantes pontos turísticos e monumentos da cidade, como o Jardim Botânico, o relógio da Glória, o Corcovado e o Parque Madureira. Apesar de amplo, o projeto QR Rio deve enfrentar desafios. Antes mesmo da inauguração dos mosaicos, a Secretaria reconhece que a leitura do QR code pode ser dificultada pela areia que invade o calçadão em dias com mais vento. A fim de contornar o problema, já há planos de envernizar as pedras portuguesas.

O QR Rio foi idealizado pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos do Rio de Janeiro e desenvolvido em parceria com o Grupo Máquina e com a agência de design Zóio.