Pouco mais de três meses após lançar os primeiros smartphones com sistema operacional Android, a Microsoft Devices (antiga divisão de handsets da Nokia) anunciou nesta terça-feira, 24, a expansão da linha com o Nokia X2. Assim como os demais modelos da série X, o novo dispositivo tem o software do Google fortemente modificado e é destinado ao mercado de entrada, com preço sugerido de 99 euros e capacidade dualSIM para os mercados emergentes.

As especificações técnicas são parecidas com a de outros dispositivos na mesma faixa de preço, como o Moto E, da Motorola. O X2 possui tela de 4,3 polegadas com resolução WVGA (ou seja, 800 x 480 pixels) e terá processador Qualcomm Snapdragon 200 dual-core com 1,2 GHz e 1 GB de RAM. A câmera traseira tem 5 megapixels e a frontal é na resolução VGA. A bateria é de 1.800 mAh e as tecnologias compatíveis são apenas 2G e 3G. 

A diferença é que o smartphone conta com a nova geração da personalização da Microsoft/Nokia para o Android, batizada sem muita criatividade de Software Plataform 2.0. A empresa diz que essa atualização traz "grandes melhorias na interface do usuário", com a possibilidade de escolher entre três tipos de telas para facilitar a navegação: página inicial, com blocos redimensionáveis; Fastlane, para acessar apps recentes e calendário; e uma lista inspirada na linha Lumia. O sistema tem um guia de notificações suspenso como aquele dos Androids comuns, com opções de conectividade e itens recentes. O update ainda traz uma nova tecla home e um recurso multitarefa visual.

A Microsoft promete oferecer pré-instaladas no X2 suas soluções próprias, como o Skype, o serviço de armazenamento na nuvem OneDrive e a suíte Outlook.com. Além disso, o smartphone terá aplicativos de terceiros, como o Line Ranger, Brewster e Findery. A companhia informa que a Nokia Store está reprojetada para encontrar facilmente aplicativos Android para a família Nokia X.

O Nokia X2 será lançado globalmente em julho e estará disponível nas cores laranja, preto e verde. Mais tarde, ainda sem data definida, a Microsoft disponibilizará o dispositivo também em amarelo, branco e cinza escuro.