JaÉ (Android, iOS) é o novo cartão de bilhete digital de transporte público na cidade do Rio de Janeiro. Após a total integração, que está prevista para o fim deste ano, a solução também poderá ser usada para diferentes formatos, como pré-pago, voucher de benefícios e crédito. Integrado à rede Visa, a tarjeta terá aceitação global em estabelecimentos comerciais físicos e online e chega digitalizada, sendo possível carregar a função pré-paga e acompanhar em tempo real saldo, histórico de gastos, realizar pagamentos, entre outras funções. O cartão é fruto também de uma parceria com a Dock, responsável por sua emissão.

Lançado na última segunda-feira, 19, pela prefeitura do Rio de Janeiro, o JaÉ está em fase de testes e pode ser usado nos ônibus BRT, sem integração entre os outros modais de transportes do município. Neste caso, o usuário deve baixar o aplicativo e pagar com QR code e fazer recargas por meio de Pix, cartão de crédito, débito ou boleto. Esta primeira fase deve se estender até 31 de outubro. A partir de novembro até 31 de janeiro de 2024, o cartão passa a ser aceito em outros modais, como vans, VLT e ônibus comuns. A versão física do cartão ainda não está disponível.

A Visa já conecta outros modais de transporte público na capital fluminense em sua rede de pagamentos, como o sistema de barcas, metrôs, trens e ônibus de superfície do Rio, que utilizam a credencial de pagamento Visa, inclusive usando a função de aproximação direto nas catracas de acesso.

A previsão da prefeitura é que até fevereiro de 2024, todos os validadores dos meios de transporte sob sua gestão estejam atualizados para o novo sistema. Somente aí o RioCard será descontinuado.

Vale lembrar que a empresa JaÉ ganhou a concessão para operar o sistema de bilhetagem digital da cidade do Rio de Janeiro por 12 anos.