O Google está celebrando neste mês seus 20 anos e, como parte das comemorações, a companhia promove uma série de atualizações em seu motor de buscas, que passa a ter ainda mais auxílio da inteligência artificial (IA). Uma das principais inovações na plataforma é que os usuários do app de buscas do Google (Android, iOS) e donos de smartphones Pixel terão uma aba de descoberta (Discovery, em inglês) com recomendação de conteúdo.

Baseado no histórico do usuário, essa área também terá sugestões de vídeos. A iniciativa começa em inglês e espanhol nos Estados Unidos, inclusive funcionando nas duas línguas ao mesmo tempo. Em breve, a companhia acredita que expandirá a solução para outros países e idiomas.

Ainda em imagens: a plataforma terá prévia de vídeos na busca; a procura de imagens terá integração com o Google Lens para achar objetos em uma foto; as fotos passam a ter tags (marcações) para facilitar as buscas; e o Amp Stories (ferramentas de mensagens similar ao Instagram Stories e Snapchat Stories) passa a ter auxílio de IA para a criação de histórias.

Outra novidade na plataforma é a mudança do formato de sua página principal no mobile. Nas próximas semanas, a página principal do Google, que sempre teve apenas o buscador como seu foco principal, trará informações mais pertinentes aos usuários, como dicas de locais para quem gosta de escalar montanhas. Além disso, os usuários terão acesso a uma área com que mostrará o recente histórico de busca por meio de um card.