O serviço de matchmaking ParPerfeito está preparando para o ano que vem uma reformulação total do seu aplicativo para iPhone, originalmente lançado em 2012. "Vamos criar uma versão totalmente renovada, que vai otimizar bastante a experiência do usuário", adianta a gerente de produtos mobile do ParPerfeito, Rochane Garcia. Além da mudança no layout, o app ganhará novas funcionalidades exclusivas para o ambiente móvel. A executiva, contudo, prefere não revelar quais serão, pois ainda estão sendo definidas.

Além do site para desktop e do app para iOS, o ParPerfeito conta com um site móvel e um aplicativo para Android, recém-lançado. O site móvel funciona como uma porta de entrada para o usuário via celular, antes da instalação do aplicativo, conta Rochane. E o app para Android foi lançado depois de a empresa perceber que a maioria dos acessos móveis ao site aconteciam através de smartphones com esse sistema operacional.

Rochane identifica comportamentos diferentes por parte do usuário dependendo do canal com o qual acessa o serviço: "No desktop a pessoa gasta mais tempo, se dedica mais naquela navegação. No celular, as sessões são mais curtas, mas acontecem diversas vezes por dia, por causa das notificações. Em resumo, no desktop são poucas  e longas sessões e no mobile são muitas e curtas".

Android

O ParPerfeito abriu alguns números sobre sua operação em Android. Atualmente, 45% da base Android é composta de novos usuários do serviço e 55% são pessoas que já tinham se cadastrado por desktop. 35% dos usuários Android utilizam a versão KitKat (4.4). E o aparelho mais comum é o Moto G, da Motorola.

O ParPerfeito tem como foco gente que procura um relacionamento sério, não encontros casuais. O serviço acumula mais de 30 milhões de pessoas cadastradas em seus dez anos de existência. Sua base ganha 450 mil novos usuários por mês, em média. E 65% dos novos usuários provêm de dispositivos móveis.