O Facebook anunciou mais um passo importante na transformação do seu aplicativo de mensagens instantâneas, o Messenger. Agora, desenvolvedores podem criar apps integrados ao Messenger. O propósito da maioria deles é agregar conteúdo dentro das mensagens, como sons, desenhos, vídeos, gifs animados etc.

Foi criada uma plataforma especificamente para a criação desses apps integrados, com SDKs para Android e iOS. Os apps ficam disponíveis para download nas respectivas lojas dos dois sistemas. Eles podem ser reconhecidos pelos títulos: seus nomes são sempre acompanhados de "para Messenger" ("for Messenger", em inglês), solução parecida com aquela adotada pelos apps para Android Wear. A novidade foi anunciada já com mais de 40 apps. É possível baixá-los também por dentro do Messenger: há links para todo o catálogo dentro do menu do app de mensagens.

E quando uma mensagem é enviada usando um app integrado, o destinatário verá um pequeno ícone na conversa para a instalação daquele app específico. Isso facilita a descoberta dos apps para o Messenger, sem depender da ferramenta de busca da Google Play.

Empresas

O Messenger também foi aberto para servir como canal de comunicação entre empresas e consumidores. Trata-se do "Business on Messenger", também divulgado nesta quarta-feira. O foco inicial está em sites de e-commerce. O Messenger seria usado para envio de alertas sobre o status do pedido do consumidor, como conclusão do pagamento, despacho da encomenda e sua entrega. Poderá ser utilizado também pelo consumidor para solitar alguma alteração em seu pedido, para tirar dúvidas ou para fazer reclamações. Ou seja, praticamente um SAC dentro de um app de bate-papo.

Os sites de e-commerce que adotarem esse canal incluirão no check-out a opção de o consumidor receber os alertas via Messenger. O "Business on Messenger" nasce em parceria com a Zendesk, plataforma de atendimenti on-line. Os detalhes do modelo de negócios não foram revelados.

Análise

Na semana passada, o Facebook anunciou a possibilidade de realização de transferências de valores entre usuários nos EUA por dentro do Messenger. É natural que essa funcionalidade seja combinada no futuro com os sites de e-commerce que usarem o app como um SAC. Ou seja, o Messenger poderá se transformar, em certa medida, em uma ferramenta de comércio móvel.