Constar entre os títulos mais baixados nos rankings das lojas de aplicativos contribui para o sucesso de um app. Mas melhor que isso é fazer parte das listas temáticas preparadas pelos editores da App Store e da Google Play. Um estudo feito pela Distimo analisou o impacto em downloads e em receita sobre os aplicativos incluídos nessas seleções. O levantamento foi feito durante o mês de março nos EUA e mostrou que, na maioria das seleções, os aplicativos listados registraram aumentos acima de 100% em seus downloads durante o período em que permanecem em destaque, chegando a ultrapassar 1.000% em alguns casos.

A maioria das seleções são temporárias e estão relacionadas a eventos próximos, como volta às aulas, Natal, chegada do verão etc. A lista que teve maior sucesso em março na App Store foi a de "Incríveis puzzles por 99 centavos", cujos apps selecionados registraram um aumento médio de 500% em seus downloads no período em que estiveram em destaque em comparação com os sete dias imediatamente anteriores. Em segundo lugar ficou a lista "Se você gostou de… Badland", com títulos similares ao jogo Badland, que registraram aumento médio de downloads próximo a 400%.

O relatório da Distimo encontrou alguns exemplos de apps que conseguiram manter uma alta de downloads mesmo depois do fim do destaque, em comparação com os sete dias imediatamente anteriores. De maneira geral, contudo, os apps voltam ao mesmo patamar de antes. O impacto na receita costuma ficar levemente abaixo do crescimento em downloads.

Nem sempre figurar em uma seleção gera um impacto tão positivo. Em duas listas verificadas pela Distimo na App Store de março o efeito em downloads foi praticamente zero: "10 incríveis jogos indie" e "Estórias espetaculares: games". A Distimo ressalta, entretanto, que os títulos nas duas seleções eram pagos, o que proporciona um interesse reduzido por parte dos usuários, enquanto nas outras listas os títulos eram gratuitos (geralmente freemium) ou com preços muito baixos (US$ 0,99).