Mais da metade das empresas que postaram alguma publicidade mobile usaram entre duas e cinco plataformas no quarto trimestre de 2015, sendo que 47% de todas as impressões se concentraram em três ferramentas: AdMob, Millennial e Facebook Audience Network (FAN). É o que revela um levantamento feito pela MoPub.

O estudo enfatiza ainda a importância da plataforma para um desenvolvedor monetizar com seu aplicativo e que eles devem usar mais de uma plataforma para obter lucro. Cita, por exemplo, que publicidade com banners tiveram mais volume nas plataformas AdMob, FAN, Millennial e TapSense; já a publicidade estática e de vídeo (fullscreen Interstitials) teve sucesso em AdMob, Chartboost, FAN e Millennial; e em publicidade nativa o destaque fica por conta de AppNext, FAN, TapSense e Yahoo.

Por categoria, em games as plataformas Admob, Chartboost, iAd e Millenial foram as mais populares. Para a vertical de música e entretenimento aparecem AdMob, iAd, Millenial e StartApp. Em social, AdMob, Fan, iAd e Millennial.

A MobPub aponta que uma velha retórica da web está se convertendo para o mobile: alta taxa de cliques (CTRs) converte em mais receita, uma vez que os publicitários invistem mais em mídia de alta performance. Neste sentido, Fullscreen Interstitials é o campeão (CTR de 5,4%), seguido por anúncio nativo (2,35%) e banners (0,85%).