A Amazon confirmou nesta quinta-feira, 24, a criação do Fundo Alexa de US$ 100 milhões (cerca de R$ 310 milhões) para incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias em reconhecimento por voz – o nome "Alexa" foi dado devido ao sistema que armazena os dados na nuvem do Amazon Echo, uma nova categoria de serviços da empresa que funciona com base na voz humana, sem o uso das mãos.

CEO e fundador da Amazon, Jeff Bezos disse que o novo fundo dará "poder" aos desenvolvedores, fabricantes e startups para "explorar as fronteiras da tecnologia vocal". Podem receber apoio do braço investidor da companhia norte-americana empresas com novos produtos de hardware doméstico, criadores de funcionalidades para o Alexa e desenvolvedores de tecnologias com reconhecimento vocal.

Inicialmente sete empresas vão receber o investimento. São elas: Orange Chef (aplicativo de cozinha), Scout Alarm (hub de segurança domiciliar), Garageio (controle das portas de garagem), Toymail (brinquedos conectados a dispositivos móveis), Dragon Innovation (produtos e serviços para startups), MARA (assistente de voz para fitness) e Moijo (solução para carros conectados).

Além do investimento, o gigante do comércio eletrônico também lançou um kit de desenvolvedores para o Alexa, o ASK. E um serviço de voz para integrar hardware de terceiros ao serviço na nuvem, o AVS.