A ABBYY, fornecedora de tecnologias linguísticas e de reconhecimento de documentos, anunciou o lançamento mundial de um novo app para iPhone para escaneamento de imagens e textos. O novo ABBYY FineScanner utiliza tecnologia de melhoria de imagem para dispositivos portáteis da empresa, dando ao usuário um leque de ajustes para refinar a qualidade do material escaneado. As digitalizações podem ser salvas em páginas simples via aplicativo ou enviadas em múltiplos arquivos para áreas de armazenagem online ou para o Facebook.

O ABBYY FineScanner transforma o iPhone em um scanner de mão, apto a capturar imagens de documentos em alta qualidade. O aplicativo pode ser usado para a criação e o compartilhamento de cópias de documentos usados no dia-a-dia, como contas, receitas médicas e documentos, com facilidade ainda para armazená-los e utilizá-los sempre que preciso.

O aplicativo inclui opções de uso manual ou automático de controles de brilho e contraste, além de ter um detector para recorte de margens da imagem. A interface do programa também ajuda a simplificar o trabalho, em especial nas condições nem sempre ideais nas quais o escaneamento é feito.

Outra funcionalidade do FineScanner é a possibilidade de criar arquivos com múltiplas páginas de imagens escaneadas ou de imagens da galeria do iPhone por meio da ferramenta “agrupamento”. Para economizar tempo, um conjunto de funções de melhoria de qualidade pode ser manualmente definido para uma imagem do grupo e depois aplicado às restantes com um único toque. Sequências de imagens podem também ser salvas como arquivos JPG ou PDF de múltiplas páginas. Os resultados podem ser guardados na galeria de fotos do iPhone ou no próprio aplicativo, e, se necessário, partilhados com amigos ou clientes. Outra possibilidade é subir os arquivos para serviços online como Dropbox, Google Docs e Evernote, ou ainda enviá-los por email e imprimi-los via Apple AirPrint.