Monitorar uma plantação com um tablet ou smartphone, saber qual produto está faltando na prateleira, monitorar rotas de veículos de transportes e informar a polícia sobre crimes com o uso de drones. Parecem ações do futuro, mas são novas soluções de tecnologia que chegam ao levar a Internet das Coisas (IoT) aos setores de agronegócios, varejo, logística e segurança.

Essas tecnologias foram criadas por mais de 100 pessoas durante a InnoWeeks, uma olimpíada de desenvolvimento de protótipos para IoT com estudantes, colaboradores e fornecedores de serviços SAP. Na próxima quinta-feira, 27, as tecnologias vencedoras do prêmio serão apresentadas no SAP Techniversity, em São Leopoldo, cidade gaúcha a 35 km de Porto Alegre.

Apenas o protótipo para o varejo promete um ganho de 10% no faturamento de uma grande supermercadista. Ela detecta os produtos na prateleira por meio de sensores para evitar a ruptura (ausência de materiais nas gôndolas). A solução de logística, por sua vez, promete fazer a gestão completa da frota de transporte da Turis Silva Transportes, algo que pode reduzir em até 40% os custos de sua operação.

No caso do agronegócio, a solução foi criada para atender as necessidades do administrador da fazenda; com a ferramenta desenvolvida será possível controlar o planejamento adotado no campo, as atividades e os recursos usados, através de um sistema de telemetria que pode ser visualizado por um dispositivo móvel.

A tecnologia para o serviço público, chamada de SAP Salus, ajuda o sistema a integrar imagens de uma câmera acoplada em um drone com outras fontes de informações disponíveis para as forças de segurança na região metropolitana de Porto Alegre.

Todos os protótipos foram desenvolvidos com base na plataforma SAP HANA e foram criadas no SAP Labs, com equipamentos como impressoras 3D, drones e diversos sensores.