Soluções de mobilidade corporativa são conhecidas por trazer eficiência, produtividade e controle de dispositivos móveis dentro das empresas. Mas até que ponto o trabalho remoto traz eficiência para os colaboradores? Esse foi um dos temas discutidos durante o painel de novas ferramentes de produtividade móvel no Fórum Mobile+ nesta quarta-feira, 25, em São Paulo.

Uma pesquisa feita pela Siemens Enterprise Communications mostrou que 79% das empresas possuem colaboradores que trabalham remotamente. Dessas, 44% disseram que a fragmentação nas comunicações gera ineficiência e perda da produtividade. “O usuário precisa lidar com várias contas de e-mail, diferentes redes sociais, vários aplicativos de instant messaging”, citou Carlos Castro, diretor de marketing de produtos da Siemens. O executivo apresentou a solução Ansible, que deverá ser lançada comercialmente em 2014 e integra o gerenciamento de voz, vídeo, mensagens intantâneas, redes sociais, busca, ferramentas analíticas, entre outros. A gestão de todas as comunicações é feita pela nuvem e tudo funciona em smartphones, tablets e computadores.

A Microsoft também está apostando na sincronia de soluções em dispositivos diferentes. “O usuário quer uma experiência única em vários dispositivos, é preciso ter soluções mais confortáveis para que ele trabalhe no escritório ou no aeroporto, com interfaces mais próximas e sincronização de conteúdo”, disse Décio Farias, gerente de produtos Windows Phone da Microsoft. “Tudo gira em torno da convergência das tecnologias”, concordou João Moretti, diretor-geral da MobilePeople, fornecedora de soluções móveis corporativas. “O que significa hoje não ter mobilidade corporativa? Perda de lucros, perda de qualidade de vida, perda de credibilidade”, completou Moretti.